Plano de Contingência e Prevenção à Covid-19 - Gaia Curso e Colégio 2022

Ir para o conteúdo
Plano de Contingência e Prevenção à Covid-19
Senhores Pais
Em breve seus filhos estarão em nossos espaços, iniciando um novo ano escolar e, desta vez, em meio a uma pandemia. Temos plena ciência de que este momento traz dúvidas e inseguranças. Por isso e, para demonstrar que essa é uma preocupação de todos nós, compartilhamos com vocês o plano de contingência e prevenção à Covid-19, na torcida que, o mais breve possível, nossas vidas voltem ao normal.

1. Controle de Acesso nas entradas da sede:
 Utilização obrigatória de máscaras
 Medição da temperatura corporal
 Higienização das mãos com álcool em gel 70
 Higienização dos sapatos em tapetes sanitizantes

2. Salas de aula:
 Organizadas de modo que o distanciamento entre os alunos seja de 1,5m
 Ventilação natural
 Higienizadas ao final de cada período (chão, móveis e equipamentos).
 Kit de higienização que será usado pelo professor antes de iniciar cada aula
 Cartaz com instruções ilustradas de como prevenir a contaminação
 Indicador da capacidade máxima de pessoas naquele espaço

3. Atividades de Ensino – 1º e 2º ano:
 Aulas regulares: 100% presenciais em função do número reduzido de alunos, distanciamento das mesas, uso de máscara durante todo o período, álcool em gel disponível e ambientes ventilados
 Itinerários Formativos: aulas gravadas e atividades publicadas na Plataforma Studos
 Atividades Eletivas (Monitorias e Tutorias): atendimentos remotos e individuais pelo Hangouts
 Atividades ao ar livre (Ed. Física): serão priorizados esportes individuais e sem contato físico
 Saídas Pedagógicas: suspensas

4. Atividades de Ensino – Terceirão:
 Aulas regulares: 100% presenciais em função do número reduzido de alunos, distanciamento das mesas, uso de máscara durante todo o período, álcool em gel disponível e ambientes ventilados
 Monitorias, Práticas de Prova e reuniões com os corretores de Redação: atendimentos remotos e individuais pelo Hangouts
 Estudes com o professor e Modulares: serão oferecidas em dois formatos
a) aulas ao vivo dentro das normas de distanciamento – vagas limitadas, reservadas pelo AppGaia
b) aulas gravadas e disponíveis no mesmo dia da aula presencial através da Plataforma Studos

5. Espaços comuns:
 Salas de estudo: fechadas
 Cantina: ocupação apenas dos espaços delimitados pelo distanciamento
 Não será permitido arrastar nem juntar mesas e cadeiras.
 Mesas e cadeiras higienizadas e horários alternados de atendimento por turma
 Priorizar a permanência em espaço aberto durante os intervalos
 Permanência no espaço escolar: somente no horário das aulas regulares
 Corredores: lixeiras especiais para descarte das máscaras, dispositivos de álcool em gel, cartazes com orientações de prevenção à Covid 19, sentido único para circulação de pessoas

6. Procedimentos dos professores:
 Manter distância de 2m dos alunos e demais funcionários
 Utilizar EPIs (máscara descartável e front de acrílico
 Se possuir cabelos longos, devem ficar presos ou atrás da orelha
 Se possuir barba, acomodada dentro da máscara
 Higienizar canetões e as mãos antes de cada aula

7. Procedimentos dos Estudantes:
 Uso obrigatório de máscara durante todo o período
 Uso constante de álcool em gel (próprio ou disponibilizado pelo Colégio)
 Garrafinha de água individual e abastecida em casa (os bebedouros estarão lacrados)
 Proibido compartilhamento de materiais e lanches
 Se estiver impedido de assistir aulas presencialmente (suspeita de Covid-19 ou exame positivo para a doença), comunicar a Direção de Ensino para elaboração de plano de estudos que inclui aulas à distância

8. Procedimento dos Colaboradores:
 Utilização de máscaras e EPIs durante todo o período de trabalho e permanência no local
 Manutenção da distância de, no mínimo 2m entre as demais pessoas

9. Composição da Comissão Escolar de Prevenção à Covid-19: Diretor Geral, Diretora de Ensino, 3 representantes dos alunos, 3 representantes dos servidores
     Funções:
 Avaliar os procedimentos deste documento e a evolução das condições externas a cada 7 (sete) dias.
 Reelaborar novas normativas ampliando ou reduzindo as restrições
 Adotar rotinas de orientação de alunos e servidores sobre as medidas de prevenção
 Definir espelho de classe para que cada aluno utilize o mesmo mobiliário todos os dias

10. Limpeza e Manutenção:
 Salas de aula: higienização das superfícies e desinfecção com álcool 70 nas trocas de turno (manhã/tarde/noite)
 Banheiros: limpeza seis vezes por dia com água sanitária, detergente e sapólio. Superfícies de contato: pias, descargas e porta papel e porta toalhas limpos com álcool 70
 Escadas: varridas e limpas com produto multiuso de limpeza com pano molhado quatro vezes por dia
 Corrimãos: sanitização diária com álcool 70 em seis horários distintos
 Maçanetas: sanitização diária com álcool 70 em seis momentos
 Pátio interno: varrido após intervalos
 No período noturno, além da higienização e desinfecção todos os espaços serão pulverizados com solução quaternário de amônio, como cloreto de benzalcônio por funcionários equipados com EPIs adequados à função

Despedimo-nos agradecendo pela confiança em nosso trabalho e colocando-nos à disposição para responder todas as dúvidas que possam surgir.

Direção de Ensino.

Florianópolis, 20 de janeiro de 2021.
Voltar para o conteúdo